sábado, 31 de janeiro de 2009

Bactérias podem levar à morte por intoxicação alimentar

Débora Motta, Agência JB

RIO - A falta de tempo faz com que muitas pessoas acabem deixando os cuidados com a alimentação de lado e comendo qualquer coisa na rua. Porém, um simples sanduíche pode representar um sério risco à saúde. Bactérias como a Salmonella spp e a Listeria monocytogenes, amplamente encontradas na natureza, se aproveitam da má higiene na hora do preparo dos alimentos e causam intoxicações que podem até levar à morte.

A salmonella provoca complicações gástricas e intestinais, enquanto a listeria apresenta manifestações clínicas como febre, mal-estar e aumento dos gânglios.

- A salmonella causa problemas no tubo gastro intestinal. Os sintomas são diarréia, vômito, sangramento nas fezes e febre alta. Às vezes, a pessoa elimina a bactéria pelas fezes sem maior complicação, mas pode infectar outras pessoas ao manipular alimentos com as mãos contaminadas - explica o Dr. Edimilson Migowski, infectologista do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ).

Dados internacionais apontam a salmonella como o principal agente de surtos nos EUA. Neste país, entre 1993 e 1997, foram contabilizados 32.610 casos, com 13 mortes. Já a Listeria monocytogenes ocupa o terceiro lugar no ranking dos surtos, respondendo por cerca de 7% dos registros, de acordo com a literatura. Segundo o especialista, essa bactéria é encontrada em uma grande variedade de alimentos crus, como carnes e vegetais não cozidos, além de leite e derivados não pasteurizados.

- A listeria causa febre e mal-estar. Ela se manifesta de forma branda em pessoas com o sistema imunológico saudável, mas pode ser perigosa para aquelas que estão com o sistema imuno deficiente devido a quadros de HIV, leucemia, sessões de quimioterapia e uso de corticóides. Nesses casos, a resposta do organismo à infecção é pior e a doença se manifesta com maior gravidade - diz o Dr. Edimilson.

- O mais arriscado é quando a listeriose acomete gestantes, podendo gerar meningite no recém-nascido. Apesar de raramente apresentar sintomas na mãe, se a meningite não for diagnosticada e tratada a tempo, pode levar ao óbito do bebê - avalia Migowski, acrescentando que o diagnóstico que acusa a presença ou não da bactéria em mulheres grávidas deve ser feito durante o pré-natal.

Para evitar a contaminação pela salmonella e pela listeria é aconselhável seguir à risca cuidados com a higiene na manipulação e conservação dos alimentos.

- No caso da listeria, se o alimento for manipulado de acordo com práticas de higiene adequadas, como a pasteurização, você acaba diminuindo bastante ou neutralizando o risco da presença dessa bactéria, que é mais comum em regiões rurais - orienta o professor.

- Já a salmonella, mais freqüente nos centros urbanos, é adquirida principalmente ao ingerir alimentos mal lavados - reforça.

Para quem não tem tempo de preparar as refeições em casa e adere à praticidade de almoçar em restaurantes, a atenção deve ser redobrada:

- É aconselhável evitar restaurantes que não zelam pela qualidade, mesmo que sejam baratos. Uma boa dica é não ingerir saladas e carnes cruas e optar pelos legumes cozidos. Se não se pode descascar, lavar ou ferver, não se deve comer - ressalta.

A população que vive em bairros que não têm saneamento básico adequado deve recorrer a procedimentos de higienização da água:

- Nesse caso, o ideal é ferver a água para o uso doméstico, além de colocar uma colher de sopa de água sanitária no recipiente onde se lava os vegetais, para desinfetá-los. Quem usa água mineral tem que fazer a higiene do garrafão antes de abri-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário