sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


Estudo: Fast food faz mal ao fígado e bem ao bom colesterol

Comer fast-food durante um mês pode revelar-se devastador para o fígado mas aumentar os níveis do bom colesterol, sustenta um estudo sueco. 

Investigadores da Universidade de Linkoping, na Suécia, pediram a 12 homens e seis mulheres, de 30 anos, magros e saudáveis, que tomassem duas refeições diárias num restaurante de comida rápida durante um mês.

Foi-lhes solicitado também que limitassem a sua actividade física.

Os resultados foram surpreendentes.

Um dos voluntários teve de ser excluído do estudo porque a taxa de ALT, enzima alanina aminotransferase cuja posologia permite diagnosticar certas doenças do fígado, como a Hepatite C ou a cirrose, era dez vezes superior à normal, indicou Frederik Nystrom, um dos autores da investigação.

Por outro lado, para 11 dos 18 inquiridos, incluindo os que nunca tinham ingerido bebibas alcoólicas, os níveis de ALT atingiram um estado que normalmente é associado a problemas no fígado.

O estudo, que foi publicado quinta-feira na revista da Associação Médica Britânica Gu, concluiu que a taxa de colesterol HDL aumentou verdadeiramente durante quatro semanas e que existe uma ligação entre o aumento das gorduras saturadas e a subida da taxa do bom colesterol, segundo o investigador Frederik Nystrom.

O colesterol HDL ou «bom colesterol» é considerado benéfico para a circulação sanguínea, evitando enfartes e derrames.
extraído do site Universia.pt  matéria original

Nenhum comentário:

Postar um comentário